RSS

Micro e pequenas empresas geram a maioria dos empregos

26 abr

Elas não recebem a atenção merecida, mas são as geradoras da metade dos empregos formais do país. São as micro e pequenas empresas, que contam com até 100 funcionários e que se mostram que alavancam cada vez mais o desenvolvimento. As informações são de uma pesquisa realizada pelo Sebrae, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. O quadro de empresas do Brasil mostra que 98% são micro e pequenas. Elas oferecem mais empregos, democratizam e distribuem melhor a renda e são as responsáveis pela criação de 56% dos empregos do país.

Estas empresas são ótimas oportunidades e constituem importantes postos de trabalho, pois promovem estabilidade por conta da capacidade de gerar empregos, renda e a movimentação da economia. No Brasil, esse segmento tem se mostrado como maior fonte de geração de trabalho, pois absorve a maior parte da mão de obra vinda de demissões de grandes empresas.

Dos 152.091 empregos criados em janeiro deste ano, 79,8%, isto é, 121.368 vieram de micro ou pequenos negócios. Deste total, 69,6% foram abertas por companhias que contratam até quatro trabalhadores. Já fevereiro também registrou bons números: 103 mil vagas em aberto.

Essa situação só reflete a estabilidade do Brasil, além de já mostrar as novas oportunidades que ainda virão por causa de grandes eventos como a Copa 2014 e Olimpíadas 2016.

Os setores de serviço, indústria de transformação e construção civil foram os que mais contribuíram para a geração de novos empregos.

A agricultura apontou um aumento de 8.324 postos, dobrando o resultado de janeiro de 2010 com 4.143 empregos.

São Paulo liderou a geração de empregos, seguido pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em conjunto, o emprego formal das nove principais regiões metropolitanas trouxe um resultado de 48.510 novas vagas no mês de janeiro de 2011.

Para saber onde achar vagas em micro e pequenas empresas é fácil. O Jundiaí Online tem um classificado com emprego em diversas áreas de trabalho. Outra sugestão é se atentar aos classificados com vagas de emprego em Jundiaí, publicar seu currículo em portais e até mesmo ficar e olho nas oportunidades divulgadas na internet.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 26 de abril de 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: